quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Café Tortoni em Buenos Aires, Argentina

O café Tortoni é um dos cafés mais antigos de Buenos Aires e assim como muitos cafés do inicio do século XX, foi o cenário na efervescência cultural da cidade.
Localizado na Avenida de Maio, o ambiente preserva sua estrutura e decoração que pouco mudou desde sua abertura em 1880, no edifício atual, apesar de ter sido inaugurado em 1858. Sua fachada atual, na Avenida de Maio, foi, no entanto construída apenas em 1894 pelo arquiteto Alejandro Christophersen. Foi lá onde funcionou uma das associações literárias de maior prestigio da Argentina, liderada por Benito Quinquela Martín, a chamada La Peña.





Divulgação

Formado em 1926, este grupo discutia arte, organizava conferencias e concertos, e funcionava propriamente na bodega do café, que lhes ofereceu esse espaço para que tivessem comodidade. A bodega localizada no subsolo é hoje um espaço reservado para shows de jazz e tango, com destaque para a Fenix Jazz Band que se apresentam todos os sábados desde 78. Também são promovidos concursos de poesia e leituras, em homenagem ao grupo intelectual que acabou em 1943. O Café Tortoni também recebeu diversas personalidades políticas e artistas em suas mesas, como Lisandro de La Torre, Ernesto Palacio, Carlos Gardel e Albert Einstein.


Mariana Medeiros Seixas


Artigo retirado de http://bag.portaisdamoda.com.br/?tag=cafe

Nenhum comentário:

Postar um comentário